Top 100 taurinos começa a gerar banco de dados significativo ao setor

A cada nova safra o mercado de reprodutores taurinos e zebuínos vem dando pistas de como se comporta no País, graças ao esforço conjunto da Revista AG, Assessoria Agropecuária FFVelloso & Dimas Rocha, portal Beef Point e Brasil com Z, idealizadores do Top 100 – Os maiores vendedores de touros do Brasil.
Em um ano de baixa para a pecuária, conforme levantamento do Top 100 Taurinos, os 40 maiores vendedores de touros taurinos comercializaram 5.541 animais, com média de 138 touros/vendedor. Esse número indica que a produção de genética de taurinos (raças europeias, adaptados e sintéticos) está nas mãos dos pequenos e médios produtores. Registrou-se uma média de 141 reprodutores por vendedor e somente seis propriedades comercializaram mais de 200 exemplares.
Os grupos Angus/Brangus e Hereford/Braford são os mais representativos - 81% do total. Angus e Brangus movimentaram 2.656 touros ou 48% do total e Hereford e Braford, 1.825 animais ou 33%. Todavia, nota-se que a raça Senepol teve participação expressiva, com 561 reprodutores ou 10,1% do total. “O Senepol vem crescendo bastante no Brasil, nos últimos anos, e adesão destes criadores ao Top 100 qualifica coloca este novo grupo de produtores no mapa nacional. O quarto maior vendedor de touros, com 250 exemplares, é senepoleiro”, destaca o médico-veterinário Fernando Furtado Velloso, um dos organizadores do levantamento. Saiba quem são os maiores vendedores de reprodutores taurinos do País na edição de junho da AG.

Data: 08/06/2018
Fonte: Revista AG

Últimas notícias