Professor Dan Undersander fala sobre conservação de forragem na AG

Em visita ao Brasil, o norte-americano Dan Undersander, professor da Universidade de Wisconsin/EUA e autoridade mundial na conservação de forragem, atendeu convite da Revista AG para uma entrevista exclusiva.
O professor que presta consultoria para uma propriedade chinesa que possui 100 mil vacas, mostra como começou esse trabalho: "realmente sou consultor dessa propriedade junto com outros professores da Universidade de Wisconsin. Alguns anos atrás, a Nestlé, em parceria com nossa instituição, desenvolveu um centro de pesquisa em pecuária leiteira na China e nós fomos convidados para iniciar os trabalhos na área de forragicultura. Após o início desse projeto, empresas locais nos contataram para prestar consultoria e uma dessas foi essa gigantesca propriedade com 100 mil vacas em lactação. É um empreendimento onde tudo é muito exagerado. Tenho assistido mais de 50 fazendas no mundo e já vi muitos megaprojetos, mas esse é, realmente, assustador".
Segundo ele, no processo de plantio de forragem, apenas uma “pequena área” envolve 50 mil hectares.
"Mais de 20 colhedoras de forragem entram em ação e já perdi as contas do número de caminhões necessários para transportar a forragem até o silo. É um processo pujante, porém, idêntico a qualquer outro. A produção de forragem em si, seja com alfafa ou com silagem de milho, possui os mesmos princípios são em qualquer lugar do mundo. Teor de pH, qualidade do solo, quantidade de matéria seca, altura de corte e armazenamento, por exemplo, são universais. O que impressiona mesmo é o volume produzido", revela Undersander. Leia a íntegra na "Entrevista do Mês", edição de maio da AG.

Data: 10/05/2018
Fonte: Revista AG

Últimas notícias