IEA anuncia levantamento do Índice de Preços Diários do Boi Gordo

O Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria Estadual da Fazenda e a Bolsa Brasil Balcão (B3), passará a oferecer em 2018 o Índice de Preços Diários do Boi Gordo, que trará maior qualidade na promoção e na transparência dos negócios realizados na pecuária. O termo de cooperação para a produção do indicador foi assinado na última quinta-feira, 9, pelos secretários adjunto de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Rubens Rizek Jr, e da Fazenda, Hélcio Tokeshi, durante a solenidade comemorativa pelos 75 anos do instituto de pesquisa paulista.
Com base em informações criptografadas sobre as negociações de boi gordo no Estado, descritas nas Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) geradas pelos estabelecimentos, o IEA irá elaborar e disponibilizar o índice diariamente. Após testes de metodologia, para garantir a inviolabilidade e o sigilo das informações, a previsão é de os dados possam ser consultados a partir de março de 2018 no site do IEA.
De acordo com o diretor do IEA, Celso Luis Vegro, a análise realizada a partir de informações sobre o preço e a quantidade de cabeças de boi gordo permitirá um refinamento na parte de análise econômica e estatística dos dados agropecuários nunca visto antes. “Os modelos estatísticos e econômicos ficarão muito mais robustos ao conciliar dados de preço e quantidade, os cenários de mercado ficam mais fácil de serem imaginados, a partir do acúmulo dessas informações”, afirmou o economista, destacando que será uma sintonia fina entre os dados do mercado e o levantamento subjetivo que a instituição já realiza junto a corretores.

Data: 10/11/2017
Fonte: Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo

Últimas notícias