IBGE dá início ao censo agropecuário 2017

Começa nesta segunda-feira, 2, em todo o país o Censo Agropecuário 2017, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao longo dos próximos cinco meses, cerca de 19 mil recenseadores irão visitar mais de 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em mais de 5,5 mil municípios brasileiros. O objetivo é levantar informações detalhadas sobre tudo o que envolve a agropecuária brasileira.
O lançamento do Censo foi realizado na sede do IBGE, no Centro do Rio, e contou com a presença do ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira. Ele enfatizou a importância do levantamento das informações censitárias ligadas ao agronegócio para a economia do país.
Já o presidente do IBGE, Roberto Olinto, disse que o Censo Agropecuário será menor do que o previsto inicialmente em função de questões orçamentárias. “Teve um momento em que a verba era zero”, disse.
Para reduzir custos, uma das iniciativas foi investir tecnologias digitais para uso dos recenseadores. Segundo o ministro do planejamento, com 50% do custo originalmente previsto “é um censo completo, mas que pela inteligência que o IBGE incluiu no processo vai custar muito menos e mantendo o nível de qualidade”.

Data: 02/10/2017
Fonte: IBGE

Últimas notícias