ESTAÇÃO REPRODUTIVA

Como Carlos Viamonte Paixão me questionou sobre sua estação de monta, fui estudar mais a fundo esse polêmico tema, sobre o qual sempre paira a dúvida em relação à melhor época para estação reprodutiva, bem como sua duração.
O que normalmente vemos nas propriedades que controlam a estação reprodutiva resume-se em uma estação de monta para vacas solteiras e paridas a partir de outubro-novembro, por vezes a partir de setembro, quando se procuram nascimentos no inverno. Havendo ainda algumas fazendas que realizam uma estação de monta de outono, entre abril e junho, para novilhas de 20 meses que não deram conta de entrar na estação de verão, por não terem peso suficiente ou serem impúberes. E temos ainda algumas propriedades que têm disponibilidade de forragem de qualidade o ano todo, nas quais cada lote de matriz mantém sua própria estação de monta, ou seja, essas fazendas possuem nascimento e desmama em todos meses do ano.
Tenho de admitir, para quem faz cruzamento, que a preocupação extra com sanidade é real. Bezerros cruzados apresentam mais bicheiras e diarreia se nascidos no verão. Por essas e outras razões que tenho visto alguns clientes invertendo a estação de monta do verão para o inverno, principalmente em fazendas que adotam o sistema de Integração Lavoura-Pecuária, fornecendo, assim, abundância de pastagens entre junho e setembro, pois caso não haja boa condição alimentar, as matrizes paridas terão escore corporal comprometido. Alguns trabalhos de pesquisa concluíram que a taxa de prenhez cresce exponencialmente com a melhora da condição corporal das matrizes.

Clique aqui e acesse a matéria completa.

Data: 11/09/2017
Fonte: Revista AG

Últimas notícias


Warning: getimagesize() [function.getimagesize]: Filename cannot be empty in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgController.php on line 317