ESTABELECENDO A PASTAGEM (PARTE 2)

Dando continuidade ao conteúdo da edição anterior, cuja abordagem se baseia nas diferentes etapas de um programa de estabelecimento da pastagem e os procedimentos padrões de cada etapa, neste artigo retomaremos na etapa de execução.
7°) Execução do programa: uma vez concluída a sexta etapa, coloca-se o planejado em execução. A execução deve ter início até julho, considerando que, para o desenvolvimento deste artigo foram tomadas como referências as condições climáticas do município de Uberaba (releia o artigo Estabelecendo a Pastagem – Parte 1). Em sua região, você deverá conhecer as normais climatológicas para então adequar o programa aqui orientado por mim às realidades daí.
7.1) Limpeza do terreno: essa operação tem como finalidade eliminar possíveis obstáculos às operações de máquinas e implementos. Quatro condições podem ser encontradas:
a) em floresta: adota-se um dos dois métodos seguintes: o tradicional ou o mecânico. No tradicional, usa-se o corte e o transporte dos troncos de árvores de valor econômico e o restante da vegetação (árvores cuja madeira não tem valor econômico, tocos daquelas cujos troncos foram retirados, troncos, galhos e folhas) é queimado.

Clique aqui e acesse a matéria completa.

Data: 11/09/2017
Fonte: Revista AG

Últimas notícias