Raças

EFICIÊNCIA A TODA PROVA

Raças

ABHB comemora 60 anos de história, consolida resultados em seus programas de melhoramento genético e aperfeiçoa Prova de Avaliação a Campo

Bruno Santos

Os últimos 60 anos têm sido intensos e de muito trabalho para todos os selecionadores, técnicos e membros da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), entidade que tem em seu DNA aprimoramento constante na seleção genética para o crescimento e a evolução das suas duas raças. Uma das pioneiras na produção de carne de qualidade, a entidade focou suas ações no desenvolvimento de programas de melhoramento que estão consolidados e também são referências há décadas.

O trabalho gerou grandes resultados, e, hoje, os criadores de Hereford e Braford se destacam em um disputadíssimo mercado, que somente em exportações de carne, em 2017, movimentou cerca de US$ 6,3 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo). “Temos o grande desafio de agir cada vez mais no cenário nacional, chegando aos mais diversos cantos deste País, fomentando as qualidades e os benefícios que o criador pode conquistar com o uso das raças Hereford e Braford”, destaca Luciano Dornelles, novo presidente da ABHB, empossado em março deste ano.

Para consolidar ainda mais as raças, a entidade e seus criadores continuam investindo fortemente no melhoramento genético. “Os programas homologados pela ABHB são capazes de proporcionar maior evolução das raças, valorizando o produtor e expandindo, assim, a sua renda”, destaca Dornelles.

De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo Técnico da ABHB, Aldo Tavares, atualmente, o melhoramento genético das duas raças está dividido em três blocos. A primeira seleção é a fenotípica, feita nas propriedades pelos téc...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!