Feno & Silagem

SILAGEM

Feno

Escolha o melhor processo de distribuição na alimentação de bovinos de corte

Eduardo Lisbinski*, Murilo de Lima Coelho**, Tamara Esteves de Oliveira***, Júlio Barcellos***

Após um período mínimo de 21 dias de fermentação anaeróbica, no interior dos silos, a silagem está pronta para ser fornecida aos animais. Esse processo se inicia com a retirada do interior dos silos e denomina-se desensilagem. A principal preocupação nessa fase é a deterioração aeróbia, pelo fluxo de O2 (oxigênio), o qual é afetado, principalmente, pela taxa de retirada diária da silagem e pela maneira como é retirada. Também é afetado pela temperatura ambiente, população microbiana presente, pH e produtos da fermentação. Nessa etapa, ocorrem perdas importantes quando não é bem conduzida.

Um aspecto importante é que a operação de desensilagem deve evitar o máximo possível o manuseio da silagem que permanece no interior do silo, sob pena de acelerar a deterioração pelo contato com o ar. Porém, algumas técnicas utilizadas podem reduzir as perdas de material e facilitar a distribuição, exemplo do uso do autoconsumo em silos bolsa ou bag. Desse modo, neste artigo, vamos comentar sobre o uso do autoconsumo em bovinocultura de corte e os principais cuidados no processo de desensilagem e distribuição. Essas etapas dependem do planejamento da ensilagem e do formato e dimensão do silo, pois a camada retirada diariamente está intrinsicamente ligada a esses elementos. Portanto, a observância desses critérios evita os prejuízos e o desperdício da silagem.

Desensilagem e fornecimento

Após a abertura do silo, alguns cuidados devem ser tomados, principalmente na retirada de uma camada mínima e uniforme de silagem para atender ao número d...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!