Caprinovinocultura

Informação a favor do produtor

Caprinovinocultura

Plataforma on-line tem o objetivo de atender ao mercado de ovinos e caprinos com dados que favoreçam a gestão da propriedade e a criação de políticas públicas

Denise Saueressig
[email protected]

Numa realidade cada vez mais conectada e em que o conhecimento é fator de competitividade, ferramentas de difusão da informação representam um bem valioso. Para quem trabalha no campo não é diferente. Afinal, deter a compreensão sobre a própria atividade e os movimentos globais de produção pode fazer a diferença para a rentabilidade do negócio.

Para apoiar a tomada de decisão de um público que responde por um plantel de quase 22 milhões de animais, criadores de todo o País contam, agora, com o apoio dos serviços do Centro de Inteligência e Mercado de Caprinos e Ovinos (CIM). A plataforma digital projetada pela Embrapa reúne dados como estatísticas de rebanhos, produção de carne, leite e lã, estudos de cenários, tendências de mercado e levantamento de custos.

Entre as razões para a criação da ferramenta está a escassez de informações socioeconômicas e de mercado a respeito da cadeia, justifica o engenheiro-agrônomo Cicero Cartaxo de Lucena, supervisor do Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias da Embrapa Caprinos e Ovinos e coordenador do CIM. “Sabemos da dificuldade que existe para o alcance de dados, como localização de frigoríficos, indústrias de leite e cotações de preços, por exemplo. Também há complexidade no acesso a bases estatísticas oficiais, que, geralmente englobam uma série de cadeias produtivas”, observa.

Obstáculos relacionados às informações dificultam o trabalho de empreendedores que atuam nas diferentes etapas da atividade, conclui Lucena. “O resultado é...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!