Caindo na Braquiária

Hereford – eficiência e docilidade

Assim que Pedro de Maris, pecuarista tradicional do bolsão do Mato Grosso do Sul, parou o carro diante das suas vacas F1 Hereford (½ Hereford, ½ Nelore), o gado se juntou rapidamente sem nem mesmo precisarmos chamá-lo.

Já passava das 16h quando descemos de sua caminhonete para apreciar aquele que seria o último lote de gado que veríamos naquele ensolarado dia de inverno sul-mato-grossense. E foi diante desses animais que De Maris fez duas interessantes perguntas: “Zadra, por que poucos criadores usam a raça Hereford no cruzamento? Estou usando bem a raça ou poderia melhorar meus resultados com o uso dela no cruzamento?”.

De Maris, a primeira questão é uma dúvida que paira no ar sem conclusões precisas, mas, a meu ver, alguns aspectos poderiam corroborar com a menor utilização da raça no Centro-Norte do Brasil, pois, como bem conhecido pelos especialistas em cruzamento, a raça Hereford tem qualidades excepcionais na produção de animais eficientes, com carcaças pesadas, tendo ainda boa precocidade sexual e na deposição de gordura subcutânea.

Continuei minha diatribe para o experiente criador: Um dos principais motivos que fez o Hereford não ser amplamente utilizado no cruzamento é o estigma de produzir animais sem pigmentação ocular, o que sabemos que não é uma verdade quando cruzamos a raça com matrizes Nelore. Outro fator que, na minha opinião afasta os criadores do uso do Hereford no cruzamento diz respeito à pelagem dos cruzados, não havendo padronização, o que, na verdade, fica para segundo plano quando se analisam as boas carcaças dos animais.

Pedro de Maris vem usando sêmen de touros provados Hereford nas suas matrizes Nelore buscando produzir bezerros e bois pesados, com bom rendimento de carcaça, bem como engordar suas novilhas, vendendo-as para o abate com 24 meses e peso acima de [email protected] após 50 a 70 dias de confinamento. Dessa forma, vem recebendo prêmio pelo fo...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!