Feno & Silagem

MATERIAIS COM POTENCIAL PARA ENSILAGEM

Feno

Bruna Boito*, Amanda Duarte de Duarte**, Maria Eugênia A. Canozzi***, Eduardo Lisbinski*, Júlio Barcelos***

A grande diversidade de culturas no Brasil proporciona ao produtor rural diversas alternativas de materiais com potencial para ser ensilado. A principal cultura destinada a esse processo é o milho. Contudo, nos últimos anos, devido ao custo elevado pelo aumento do preço desse grão destinado a outras finalidades e o seu custo de produção, tem-se buscado outras culturas. O principal substituto encontrado em território nacional é o sorgo, principalmente por apresentar uma similaridade de cultivo, produção e qualidade nutricional com a cultura do milho, bem como proporcionar ótimo desempenho na silagem para produção animal.

Além dessas duas opções tradicionais, diversas outras culturas apresentam potencial para a ensilagem. Assim, nesta edição, vamos destacar algumas culturas produzidas no Brasil e que podem ser aproveitadas para a produção de silagem, além de suas particularidades de produção, confecção e uso na alimentação animal.

Milheto
Essa gramínea anual de verão é mais resistente à seca, quando comparada ao sorgo e ao milho, tornando- se uma excelente alternativa para regiões em que o solo apresenta menor fertilidade, com períodos de seca mais extenso. O milheto é considerado uma ótima opção aos produtores rurais por ser versátil, já que pode ser ensilado, usado na fenação e no pastejo direto, devido ao seu ciclo produtivo, que pode chegar a até cinco meses, se bem manejado. Para o processo de ensilagem, é importante estar atento ao teor de matéria seca (MS) do material (tabela), uma vez que teores muito baixos comprometem o processo fermentativo. O momento ideal de cor...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!