O Confinador

MANEJO DE COCHO

Observar consumo evita desperdício e gera aumento da produtividade nos confinamentos

João Marcos Beltrame Benatti*

Muito se fala sobre manejo de cocho, mas poucos sabem da sua real importância. Por isso, destaco um pouco dessa ferramenta simples, mas que ajuda a prevenir diversos problemas no confinamento.

O manejo de cocho é importante para dar a diretriz do quanto fornecer de dieta com base no quanto sobrou no trato do dia anterior. A primeira recomendação é se, quando estiver passando com o vagão, notar muita comida no cocho, reduza a quantidade ofertada.

Da mesma forma, se notar o cocho vazio, forneça mais alimento. Isso é importante para garantir que os animais consumam à vontade, sem que haja sobra.

Animais estão com fome

O

Mas não devemos observar somente as sobras. Atenção, sobretudo, aos animais.

O

Animais estão sem fome

Na imagem 1, os animais estão esperando o alimento em pé, à beira do cocho. Esse é um caso de falta de alimento. Provavelmente, se isso for recorrente, os animais consumirão menos do que o necessário para o máximo ganho em peso, e o desempenho será abaixo do ideal.

Na imagem 2, os animais estão calmos ao lado do cocho. Isso mostra saciedade. São animais que provavelmente desempenharão todo o seu potencial. Com base nisso, podemos querer tomar a decisão de fornecer comida mais do que o necessário. Mas qual seria o problema de ter muita sobra?

O desperdício de alimento é o primeiro sinal que vem à cabeça, mas não é somente isso. Muita sobra aumenta a possibilidade de ...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!