Mercado

A polêmica do boi em pé

A grande discussão do momento é a questão do embarque de animais vivos no estado de São Paulo. Estamos na expectativa da votação pela Assembleia Legislativa do estado do projeto de lei que versa sobre o tema. Várias entidades do setor agropecuário já se manifestaram contra a decisão, caso ocorra, da proibição do embarque, pois fere normas federais que regulam a atividade, além de prejudicar sobremaneira as exportações de carne do País. Esta coluna torce por um desfecho favorável ao crescimento das exportações brasileiras.

Mercado

A greve dos caminhoneiros ainda causa transtornos, tanto na questão do aumento dos preços dos produtos, gerando inflação, como no tabelamento do frete. Esta medida é boa para os caminhoneiros, é compreensível, mas traz preocupação para os produtores, que se veem às voltas com o aumento dos custos de produção em função da elevação dos preços do transporte. Certamente, teremos um ajuste nesta relação, mas, até lá, o produtor vai conviver com as incertezas decorrentes desta medida.

Mercado

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), junho de 2018 registrou o menor volume exportado de carne bovina desde janeiro de 2011. No entanto, a expectativa é de reversão desse quadro no segundo semestre, quando a demanda do mercado externo pela proteína brasileira é historicamente maior.

Mercado

Segundo a Abrafrigo (Associação Brasileira de Frigoríficos), a exportação de carne bovina, em junho, tanto in natura como pr...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!