Notícias do Hereford e Braford

PampaPlus comemora aumento no número de criatórios participantes

Notícias

O Programa Oficial de Avaliação Genética das Raças Hereford e Braford (PampaPlus), desenvolvido pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) em parceria com a Embrapa (Unidades Gado de Corte e Pecuária Sul), encerrou o primeiro semestre de 2018 com muitos motivos para comemorar. Isso porque sete propriedades aderiram ao programa entre janeiro e junho deste ano, totalizando 67 criatórios participantes.

Criado em 2008, o PampaPlus superou uma década de existência avaliando somente animais Hereford e Braford de sócios da ABHB. Informatizado, moderno, de fácil operação e de alta confiabilidade, o programa permite que o produtor obtenha informações sobre características de interesse para as raças, sempre contando com a assistência da ABHB, que gerencia e acompanha de perto todo o processo. A plataforma utilizada é o Geneplus, que permite que o usuário realize simulações sob diversos índices de desempenho, para direcionar acasalamentos, gerar relatórios eletrônicos e facilitar a condução dos trabalhos a campo.

Uma das propriedades que aderiu recentemente ao PampaPlus foi a Estância Coxilha, localizada em Dom Pedrito/RS, do sócio e criador José Antônio Wortmann. O produtor, que participou da décima edição do Curso Internacional de Melhoramento Genético, realizado em maio deste ano em Santa Maria, conta que escolheu o programa em busca de um ajuste fino. “Nosso trabalho de seleção já era desenvolvido desde a década de 1980, mas precisava da chancela da ABHB e dos critérios técnicos’’, afirma.

Além da Estância Coxilha, a Agropecuária Nova Aurora, de Uruguaiana/ RS, também passou a utilizar o PampaPlus recentemente. José Brandi Sastre, responsável pela Nova Aurora, elenca os...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!