Genética

Programa inova com inclusão de dados genômicos e eficiência alimentarPrograma inova com inclusão de dados genômicos e eficiência alimentar

Em 2017, a seleção de genética para cruzamento industrial vivenciou o início de uma revolução com o lançamento do índice econômico XBlack. Um ano depois, a empresa responsável, a ABS, anuncia mais avanços com a inclusão de dados genômicos e de eficiência alimentar, que podem gerar ainda mais credibilidade à avaliação dos touros.

“Trata-se de um segundo divisor de águas para o mercado, que demonstra a seriedade, o investimento e a capacidade técnica do programa. Nos últimos 12 meses, foi feito um trabalho intenso de coleta de dados de animais F1, de progênies de touros que vão ser publicados no catálogo. No ano passado, o índice contava com informações sobre o crescimento e a qualidade da carcaça, e, hoje, incluímos a eficiência alimentar e a genômica”, conta a geneticista de corte da ABS, Fabiana Mokry.

Para desenvolver a avaliação genômica XBlack, progênies F1 com informações completas do nascimento ao abate tiveram amostra de tecido coletadas e genotipadas, assim como a bateria de touros da central. Com a genômica, passa a ser possível a avaliação de todos os touros da bateria, principalmente dos jovens que ainda não possuem progênies testadas. “Assim, o novo Catálogo de Corte Europeu – edição para cruzamento industrial – trará informações do índice ABS XBlack para todos os reprodutores”, explica a geneticista.

Mokry detalha que a avaliação genômica do XBlack é realizada utilizando a metodologia chamada de modelo super-híbrido, que combina as informações de fenótipos, genótipos e pedigree ao mesmo tempo, e é o que existe de mais novo e moderno no campo de avaliação genômica disponibilizada por meio do software BOLT. As novas funcionalidades buscam ampliar o leque de opções que o pecuarista de corte tem ao seu dispor. O índice que já havia quebrado paradigmas na cadeia produ...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!