Brasil de A a Z

133.461 km... ...e muita história para compartilhar

Brasil

William Koury Filho é zootecnista, mestre e doutor em Produção Animal, jurado de pista de Angus a Zebu e proprietário da Brasil com Z® – Zootecnia Tropical

Olá amigos produtores! Já estamos em julho, agora é lidar com a seca e nos prepararmos para a estação de monta 2018/2019.

No mês passado, participamos de alguns leilões de reprodutores, planejamos outros eventos para o segundo semestre e acompanhamos a publicação do TOP 100 Zebuínos 2018. Nessa edição, constatamos que 89% dos rebanhos participantes da pesquisa estão em pelo menos um programa de melhoramento. Com isso, se torna evidente o movimento de estruturação de grandes grupos com o objetivo de ofertar maior quantidade de reprodutores. Ou seja, se você é um pequeno produtor de touros, procure se planejar para não perder em competitividade com um setor que tende a ser cada vez mais exigente.

No país do futebol, muita coisa aconteceu nos últimos dias. Primeiro, a greve maluca dos caminhoneiros, que começou como um movimento legítimo da classe e que no desenrolar do tempo foi perdendo foco, dando oportunidade para interessados em desestabilizar o País – interesses políticos em ano de eleição. Essa greve mostrou o quanto o Governo está confuso e, também, o tamanho da fragilidade de infraestrutura em logística em um país de dimensões continentais e com malhas ferroviárias ínfimas. Aqui, prevalece a dependência do transporte rodoviário em estradas, muitas vezes precárias, ineficientes e com custos de manutenção altíssimos. É o custo “Brasil”. Por isso, além de produzirmos com eficiência, temos de nos mobilizar politicamente para mudarmos o futuro do País.

No tema malha rodoviária, acabo de retornar de um...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!