Raças & Eventos

Genômica promete revolucionar a raça Senepol

Pesquisas com o sequenciamento do genoma bovino identificaram que o gene Slick (maior capacidade de tolerar altas temperaturas ambientais sem redução da produtividade) está presente na raça Senepol. “Essa é uma característica de grande relevância econômica para a pecuária tropical, pois animais Slick conseguem produzir mais. Um levantamento apontou que fêmeas com essa característica produzem 750 kg de leite a mais por lactação. Além disso, não têm estresse na lactação e entram no cio mais rápido”, assegura o pesquisador norte-americano, Tad Sonstegard.


Criador gaúcho de Zebu recebe mérito ABCZ

Raças

A cerimônia oficial de entrega do mérito ABCZ para o criador Elair Bachi aconteceu no dia 4 de maio no Parque Fernando Costa em Uberaba/MG, durante a 84ª Expozebu. Muito mais que um apaixonado pela raça Indubrasil, o selecionador de Paim Filho/RS é um pioneiro da nova fase que o zebuíno vive no Rio Grande do Sul. Foi Bachi, há mais de uma década, que retomou o registro genealógico da raça no estado, após muitos anos sem haver registros de Indubrasil por criadores gaúchos.


Canchim entra na rota do Pró-Genética

A Associação Brasileira dos Criadores de Canchim é a mais nova parceira do Pró-Genética, o programa de melhoria da qualidade genética do rebanho bovino de Minas Gerais. O projeto visa comercializar matrizes e reprodutores avaliados em vendas diretas e shoppings realizados em feiras por diferentes municípios e contará, pela primeira vez, com a participação de criatórios da raça Canchim ligados ao melhoramento genético, seja através das Prova Canchim de Avaliação de Desempenho (PCAD) ou do Geneplus/Embrapa Gado de Corte.


Angus e Brangus tentam nova aproximação

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!