Brasil de A a Z

TOURO A semente da pecuária

Brasil

William Koury Filho é zootecnista, mestre e doutor em Produção Animal, jurado de pista de Angus a Zebu e proprietário da Brasil com Z® – Zootecnia Tropical

Olá amigos produtores, findou o mês de maio e temos aquela sensação de que o ano está passando rápido demais. O mês foi de muito trabalho de curral nas avaliações finais das provas intrarrebanho e na formatação dos leilões de reprodutores com aparte, formação de lotes, baterias e ordem de entrada – muitos que assistem a um leilão desconhecem a trabalheira desde os acasalamentos dirigidos, avaliações visuais, pesagens e mensurações até chegar ao formato apresentado. Pois é, em breve entraremos na temporada de comercialização de touros, os grandes responsáveis pelas mudanças genéticas na pecuária do País.

No final de abril, estive na Colômbia. Uma experiência muito positiva, com o julgamento Brahman em Caucasia, além da qualidade dos animais em pista, oportunidade de conhecer lugares e pessoas interessantes.

No Brasil, os juros baixam e o dólar dispara, as incertezas no cenário internacional e o ajuste de caixa necessário para o País sair do “vermelho” deixam claro que é preciso que o executivo aplique um remédio amargo para enfrentar a realidade; é também importante que a relação com o legislativo realmente mude, não podemos tolerar a velha política do “toma lá da cá”, aqueles que dizem nos representar devem trabalhar em prol do País. Estamos precisando! Temos de ser mais brasileiros, todos nós.

No tema técnico, mais uma vez, o touro é o personagem principal de nossa coluna, isso porque o número de descendentes gerados por ano faz desse ilustre personagem o grande responsável pelas mudanças na pecuária do País, tanto para o bem, quanto para o ...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!