Escolha do Leitor

RECOMPOSIÇÃO AMBIENTAL

Escolha

Sistema ajuda produtor rural a repor mata nativa em qualquer bioma brasileiro

Com o objetivo de auxiliar produtores rurais no processo de adequação ambiental da paisagem rural, a Embrapa, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e diversas instituições parceiras desenvolveram uma ferramenta para ajudar o produtor rural a fazer a recomposição ambiental da propriedade.

Gratuito e chamado de WebAmbiente (www. webambiente.gov.br), trata-se de um sistema de informação interativo que contempla o maior banco de dados já produzido no Brasil sobre espécies vegetais nativas e estratégias para recomposição ambiental.

Ao acessar o sistema, o usuário tem à disposição o Simulador de Recomposição Ambiental. Ao fornecer informações básicas como localização e tamanho da propriedade rural, é apresentada uma lista de espécies nativas apropriadas para o plantio.

Em seguida, o sistema faz algumas perguntas relacionadas às áreas que deverão ser recompostas (se Área de Preservação Permanente, Reserva Legal, uso restrito ou área de uso alternativo do solo), suas características e as de seus solos, e os riscos associados àquela recomposição.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Cerrados José Felipe Ribeiro, que coordenou a elaboração da ferramenta, quando o produtor repassa essas informações, é possível escolher, a partir da biologia das espécies, quais são as mais adaptadas àquelas condições.

Auxílio ao Código Florestal

Quem acessar o WebAmbiente poderá obter, no link “Espécies Nativas”, uma relação de todas as 782 espécies listadas. A busca pode ser textual ou por bioma. A relação traz o nome científico das espécies, do nome popular, do uso ...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!