Mercado

Mercado continua andando de lado

O setor de carne vermelha no Brasil continua mantendo seus padrões de produção e comercialização, a despeito dos percalços pelos quais passa a economia do País (apesar do cenário bem mais ameno).

As exportações de carne bovina brasileira continuaram em alta no mês de janeiro de 2018, mesmo com o boicote russo. Segundo o portal Cenário Rural, o aumento no volume exportado foi de 14,3%, com uma receita 20,8% maior, quando comparamos com o mesmo período do ano de 2017.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), o Brasil exportou, em janeiro de 2018, 123.802 toneladas de carnes vermelhas e derivados, perfazendo um total de US$ 517,9 milhões.

Os principais destinos da carne bovina brasileira no mercado internacional no mês de janeiro de 2018 foram Hong Kong, China, Egito, Irã e Chile. Além disso, houve um expressivo aumento de importações de quase todos os países da União Europeia. Os principais produtos importados por esses países seguem sendo a carne in natura, miúdos, carne industrializada, tripas e carne salgada.

A tabela Boi Gordo no Mundo apresenta os valores da arroba no mercado internacional no período de 16/01 a 15/02/2018.

Mercado

O valor da arroba do boi gordo no Brasil segue bastante competitivo, em dólares americanos, ao compararmos com Argentina, Austrália e Estados Unidos da América. Quando comparado ao período anterior analisado (de 14/11/2017 a 15/01/2018) o valor da arroba no Brasil apresentou um aumento de 2,93%. A Argentina, no entanto, apresentou forte queda, da ordem de 11,96%, mas não chegou a ameaçar o Brasil. As outras duas praças permaneceram praticamente estáveis: Austrália, com aumento de 0,21%; e EUA, com aumento de 1,68%.

O gráfico da Evolução do preço da arroba ...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!