Caprinovinocultura

Nutrição com mais eficiência

Caprinovinocultura

Sistema desenvolvido pela Embrapa trabalha com informações personalizadas para orientar a alimentação racional dos rebanhos

Denise Saueressig
denise@revistaag.com.br

Os custos significativos que envolvem a alimentação dos animais podem ser atenuados se o produtor souber exatamente quais são as necessidades do rebanho. E foi para auxiliar os criadores na identificação dessas exigências que a Embrapa lançou em julho o Serviço de Assessoria Nutricional Remota para Pequenos Ruminantes, o Assesso- Nutri.

A estimativa é de que a nutrição represente até 75% dos custos nos criatórios, além de ser fator prioritário para a produtividade da pecuária. Mesmo em sistemas em que os animais são mantidos em pastagens naturais, a suplementação em épocas de seca pode representar uma grande despesa. “E muitas vezes são valores que o produtor não sabe mensurar precisamente”, constata o zootecnista Diego Galvani, que é doutor em Nutrição Animal e pesquisador da Embrapa Caprinos e Ovinos.

O AssessoNutri foi programado para ajudar a especificar as necessidades dos animais e as características nutricionais dos alimentos disponíveis nas propriedades. Ao mesmo tempo, o serviço recomenda a dieta mais adequada para cada situação. Segundo Galvani, o trabalho pretende ajudar a suprir carências percebidas entre os caprinovinocultores, como a baixa disponibilidade de assistência técnica entre os elos da cadeia.

O AssessoNutri conta com uma tecnologia diferenciada que promete qualificar os resultados obtidos. O equipamento de espectroscopia no infravermelho próximo (Nirs, na sigla em inglês) é um sistema analítico que não utiliza reagentes químicos, o que significa que não gera resíduos. Os resultados t...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!