O Confinador

OTIMISMO

O

Essa é a mensagem deixada para os pecuaristas na décima edição da Interconf

Adilson Rodrigues
adilson@revistaag.com.br

A 10ª edição da Conferência Internacional de Confinadores (Interconf) ocorreu em um clima especial, nos 17 e 18 de setembro, em Goiânia/GO. Não só pela temperatura alta, em torno de 35º, e o característico ar seco, mas pelas mensagens de otimismo que tentou passar para o público em geral, além de ser um marco na pecuária de corte do estado. Isso porque a tão esperada união entre os dois principais eventos do estado (Interconf e Goiás Genética) aconteceu em 2017.

Por esse motivo, em uma estrutura modesta, mas mais próximo do ambiente que o criador de gado em geral está habituado, mudou do Centro de Convenções para o Parque Pedro Ludovico Teixeira, que há algum tempo não via tanta agitação. A parceria ganhou o slogan “O Brasil Pecuário Acontece aqui”.

Movimentada e com boa parte dos visitantes formada por pecuaristas, a 10ª Interconf apresentou ótimos prognósticos para a economia e a pecuária brasileiras. “A crise político-econômica foi culpa meramente nossa e o maior erro foi ter deteriorado as contas públicas, entretanto, a recuperação cíclica está decretada”, afirma contundente Zeina Latif, analista de mercado da XP Investimentos.

Claro que todo estrago exige um tempo para ser reparado, mas, segundo a especialista, a queda da inflação não é meramente resultado do enfraquecimento da recessão e sim de acertos na política monetária atual, o que pode gerar um prognóstico positivo já para o próximo ano. A XP Investimentos estima um crescimento de 3% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2018. Com o consumo crescendo acima do PIB, vale ressaltar. “Esperamos um ajuste fiscal de cinco pontos...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!