A Voz do Criador

IATF, o suprassumo da reprodução

A pecuária evolui a passos cada vez mais largos e a cada dia o produtor está mais atento tem de se inteirar das novas tecnologias disponíveis, principalmente aquelas mais ligadas a reprodução, nutrição e melhoramento genético. Nesse tocante, a Revista AG traz por mais um ano o “Especial IATF”. O acrônimo de inseminação artificial em tempo fixo vem crescendo de forma vigorosa no Brasil, chegando a representar 80% das vendas atuais de sêmen. A tecnologia é de suma importância para reduzir a idade ao primeiro parto, sem dúvida um dos grandes desafios atuais da pecuária brasileira.

Para ajudar o leitor a se organizar e a ficar por dentro dos fatores mais importantes para começar a sincronizar o cio das vacas, também ouvimos preciosas dicas do professor José Luiz Moraes de Vasconcelos, também conhecido como “Professor Zequinha”, especialista em IATF e destaque da nossa “Entrevista do Mês”. Fechando o assunto, também convidamos à leitura de “Genética”, em que mais uma vez é reforçada a importância da prenhez precoce na vaca Nelore. Algo que o leitor vai notar é que a nutrição está intrinsecamente ligada à reprodução e à manifestação da genética aditiva.

Então, para não faltar alimento na fazenda, “Feno e Silagem” desta edição discorre sobre a logística envolvida na produção de feno para fornecimento ao gado de corte. Ainda nesse tocante, “Escolha do Leitor” trata das etapas para reforma da pastagem, que passam pelo preparo do solo, adubação, escolha da forrageira mais apropriada e controle da pressão de pastejo. Outra boa fonte de comida vem da integração lavoura-pecuária, e por esse motivo, em “ILP”, mostramos como o conhecimento de dados econômicos pode ajudar na melhor configuração do sistema.

Em “Raças”, o grande destaque deste mês são o Hereford e o Braford, que aumentam sua participação na pecuária brasileira através do oferecimento de carne de qualidade. Uma genética que pode valer ouro, então, por que não colocar no seguro? Em “Seguro Pecuário”, contamos um pouco mais como isso funciona. Não é só para gado de elite, pode ser usado para touros e rebanho comercial também. Outra notícia interessante é em relação ao Programa ABC, que tem dinheiro sobrando para o pecuarista que deseja recuperar a sua pastagem.

Complementam esta edição, um parecer sobre a liderança atual da mulher no agronegócio, em “Mulher no Agro”, apresentamos o conceito de pecuária leiteira sustentável, em “Leite”; e as novidades das raças Dorper e White Dorper para atingir a alta gastronomia, em um grande evento no interior de São Paulo. Por fim, confira também as colunas que fazem o sucesso da pecuária brasileira.

A

Boa Leitura!