Sanidade

DICAS PARA VACINAR

Boas práticas em bovinos resultam em maior proteção e menor perda

Kadijah Suleiman

Além do uso de tecnologias, a adoção de boas práticas é fundamental para o sucesso das atividades na agricultura e pecuária. No caso de bovinos, as boas práticas de vacinação têm como principal finalidade prevenir a ocorrência e a disseminação de doenças. Além de promover o bem-estar animal, a vacinação minimiza os prejuízos econômicos provocados pelas doenças, como perdas na produção e reprodução, tanto em gado de corte, quanto de leite.

A pesquisadora da Embrapa Gado de Corte, Vanessa Felipe de Souza, explica que é necessário associar o uso de produtos confiáveis aos cuidados na aplicação, com boas condições de saúde para que o animal possa desenvolver uma resposta imune satisfatória. Ela acrescenta que a maioria dos problemas relacionados à prática de vacinação ocorre durante a aplicação e são observados na forma de reações indesejáveis no local, ou mesmo acidentes durante o manejo. Essas situações levam à redução de rendimento da carcaça devido à remoção de partes impróprias para o consumo durante a toalete da peça no frigorífico.

Já os acidentes podem envolver os animais, os trabalhadores, ou ambos, e ter consequências menores, como pequenas lesões ou escoriações, ou mesmo chegar a situações extremas como perdas de animais por fraturas ou acidentes graves com trabalhadores. Ainda nesse ponto, vale lembrar o risco de acidentes envolvendo vacinadores durante a aplicação da vacina contra a brucelose, que é viva e capaz de contaminar o homem.

Ao efetuar a compra das vacinas, é necessário ficar atento à procedência, à data de validade e às instruções de uso e de conservação informados pelo fabricante. A temperatura de armazenamento e transporte deve ser mantida entre +2ºC e +8ºC, tomando-se como base a temperatura média de +4ºC encontrada em refrigeradores domésticos em bom funcionamento.

As ...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!