Notícias do Hereford e Braford

Estância Guatambu vence PAC Hereford e Braforfd 2016/2017

Notícias

Encerrada no primeiro semestre de 2017, após cerca de 200 dias de observação e sete pesagens oficiais, a Prova de Avaliação a Campo (PAC) de reprodutores Hereford e Braford consagrou a Estância Guatambu, de Valter José Pötter, localizada em Dom Pedrito/RS, como a grande campeã nas duas raças. No total, o criatório levou para casa cinco premiações: primeiro, segundo e terceiro lugares na raça Hereford e primeira e terceira posições na raça Braford. O segundo lugar da raça Braford foi para o touro Arambaré, pertencente à propriedade Sucessão, de Dário Silva Azambuja, de Arambaré/RS.

“Estamos muito orgulhosos. É um fato inédito conseguir o primeiro lugar nas duas raças. Queremos parabenizar a ABHB e a Embrapa pela programação técnica, muito sólida. Precisamos seguir assim, buscando o desempenho a campo, que é a realidade da nossa pecuária”, afirmou Pötter, que hoje aglutina um plantel aproximado de 1.500 matrizes, formado por 70% de Braford e 30% de Hereford. Na avaliação do criador, a escolha dos animais participantes da prova é vital para a garantia do sucesso. “Estamos selecionando há mais de 50 anos, sempre priorizando aspectos como ganho de peso, precocidade e base genética, que é muito consistente”. Outro fator, reforça, são as mães desses touros campeões. “Fazem parte de um trabalho muito meticuloso de seleção”.

Notícias

Na 13ª edição da raça Hereford, o touro tatuagem P1037 atingiu no final da avaliação quase meia tonelada, totalizando 456 quilos, apresentando ganho médio diário (GMD) de 1,089 kg. O segundo lugar ficou co...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!