A Voz do Criador

Gestão, gestão, gestão... sempre gestão

Após a delação premiada que abalou o Brasil e as barbáries que alimentaram o gigantismo do JBS, o mercado pecuário derreteu. A arroba despencou de quase R$ 150,00 para R$ 124,00 na praça de referência. Sobra boi no pasto e falta carne no mercado. Em tempos nebulosos como este em que vivemos atualmente, nunca o acesso à informação foi tão importante.

E nesse aspecto, esta edição da Revista AG foi pautada de forma a contribuir para suas tomadas futuras de decisão. A começar pela matéria de "Mercado". Nela tentamos levar a você, da forma mais objetiva possível, três possíveis cenários que poderão ou não se desenrolar nos próximos meses. É preciso estar preparado para qualquer um deles. Se fora da porteira não há muito o que fazer, dentro é onde o pecuarista pode fazer a diferença.

A "Entrevista do Mês" com Antônio Chaker é um presente para você. Após ler, vai notar que nem tudo se sabe sobre a própria fazenda. Mais a fundo, no ganho ou na perda de desempenho dos animais, publicamos, por mais um ano, o "Especial Carrapato", que destaca um grande aliado nessa guerra, que é o manejo de pastagem. Um bom exemplo é a estratégia de rotação, destaque de "Pastagem".

Outro manejo que ajuda muito no controle de carrapatos é técnica de conservação, na forma de feno ou silagem, que ajuda a destruir as larvas. Falando nisso, "Feno & Silagem" mostra a importância da suplementação quando a forrageira utilizada na conservação possui baixa qualidade. Há muitos números interessantes. Assim como "O Confinador" destaca as vantagens do uso de óleos funcionais como aditivos alimentares, "Nutrição" traz uma novidade na alimentação animal: o trigo sem aristas.

Mas não é só de comida e manejo que o gado vive. Ele necessita de "Sani dade", e o tema proposto pela AG nesta edição são as dicas de vacinação, afinal, nem tudo é culpa do adjuvante da vacina. Trazemos também o desdobramento de um encontro na Sociedade Rural Brasileira sobre o plano da retirada da vacinação aftosa. Fechando o tripé da produtividade com a genética, a raça do mês é o Angus, que, entre as novidades, fala um pouco mais sobre o Ultrablack. Em "Caprinovinocultura", a notícia é um novo programa para retenção de matrizes. Vale a pena conferir. "Em Leite", a proposta é a tecnologia genômica.

Por fim, "Escolha do Leitor" trata de um assunto que indiretamente pode agregar valor ao boi, a apresentação de cortes cárneos ao varejo; e "Rally da Pecuária" vai mostrar como parte da pecuária mais produtiva evoluiu em 2017 e complementa a matéria de "Mercado". Se não bastasse, o leitor ainda terá as colunistas que fazem o sucesso da pecuária e a chamada para o "Touro de Ouro". Não esqueça de participar por meio do encarte que segue nesta rica edição.

Boa leitura!