Matéria de Capa

Top 100 2017 Zebuínos

Matéria

Os maiores vendedores de touros do Brasil

Adilson Rodrigues
adilson@revistaag.com.br

Quando podeis medir aquilo de que falais e exprimir em números o resultado dessa medida, conheceis algo sobre esse assunto; mas quando não o podeis, vosso conhecimento é pobre e insatisfatório”. Quem poderia ter proferido uma frase talhada em tanta convicção, só poderia ser um físico, matemático ou, neste caso, os dois. O autor é Wilson Thomson (1824-1907), mais conhecido por Lord Kelvin, o criador da escala Kelvin de temperatura (ºK).

Lord Kelvin também, supostamente, inspirou a adaptação mais moderna para a citação acima: “O que não é medido, não pode ser melhorado”. Esta linha de pensamento casa perfeitamente com a filosofia do TOP 100 - Os maiores vendedores de touros do Brasil, que nesta edição de julho da Revista AG traz os 50 maiores vendedores de touros zebuínos do País, coroando o ranking 2017.

Muito se sabe da importância do mercado de touros na pecuária, afinal, embora cresça a utilização de biotecnologias como a IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo), mais de 90% dos bezerros de corte nascidos no Brasil são oriundos de monta natural. Por outro lado, pouco se conhece dele. Especula-se que a demanda nacional por reprodutores gira em torno de 300 mil por ano e que a capacidade atual de produção de touros provados não arranhe as 50 mil cabeças. A conclusão é que resta ao pecuarista muito do famigerado “boi de boiada” na reprodução do rebanho.

E quem ou quantos seriam os maiores vendedores de touros no território nacional? Qual volume de animais comercializam? Onde estão localizados? Todos participam de programas de melhoramento genético? Quais seriam esses programas? Quem responde é o...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!