Entrevista do Mês

Produção industrial

Entrevista

Primeira colocada no Top 100 Zebuínos - Os maiores vendedores de touros do Brasil, com 1.515 reprodutores comercializados em 2016, a Agro-CFM comprova ser possível produzir touros de qualidade em grande escala. Quem conta mais é Tamires Miranda Neto, gerente de Pecuária da propriedade.

Adilson Rodrigues
adilson@revistaag.com.br

Revista AG - A CFM é líder do TOP 100 - Zebuínos novamente. Você considera importante figurar nesse ranking?

Tamires Neto - Sem dúvida, é importante. Ele demonstra que o trabalho de 37 anos da CFM é valorizado pelo mercado. Já produzimos cerca de 39 mil reprodutores Nelore Ceip para todos os estados brasileiros e Paraguai. Além disso, temos um índice de fidelização elevado. Ser líder do TOP 100 é uma recompensa pelo empenho de toda a equipe CFM para oferecer reprodutores avaliados e realmente melhoradores para impulsionar a produtividade da pecuária brasileira.

Revista AG - Aliás, como está a demanda por touros zebuínos melhoradores no Brasil? Houve aumento substancial na última década?

Tamires Neto - A oferta de touros Nelore avaliados aumenta ano após ano, mas ainda está distante do potencial. Estimativas apontam para a produção anual de cerca de 35 a 40 mil reprodutores avaliados no Brasil, considerando tanto os touros Ceip quanto os PO que passam por avaliação genética. Trata-se de um bom volume, porém, muito aquém das necessidades da pecuária brasileira. Estima-se que essa oferta represente, no máximo, 10% do ideal. Ou seja, os machos sem avaliação continuam sendo muito utilizados para reprodução.

Revista AG - Hoje, que qualidades os pecuaristas procuram em um touro?

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!