Sobrevoando

Ultrablack

Toninho Carancho
carancho@revistaag.com.br

Aeroporto de Charlotte, na Carolina do Norte, junho de 1990.

Desembarco vindo do Texas. Vem me buscar Mr. Joe Reznicek, gerente geral da Cow Creek, fazenda dedicada à criação de Brangus de alta genética.

Trabalhei lá por mais de um mês. Bela experiência e aprendizado.

Três anos mais tarde, em 1993, Joe começa a cruzar algumas vacas Brangus com touros Angus, no intuito de fazer alguns touros com maior percentual de sangue Angus do que o habitual do Brangus, levado pela procura do mercado por animais Brangus mais britanizados.

Em 1998, a Cow Creek transforma em Trade Mark o nome Ultrablack®, ficando de posse desse nome.

Em 2005, o nome Ultrablack é negociado com a International Brangus Breeders Association (IBBA), em troca de isenção de valores de registros e também é criada a UltraredTM. Nos Estados Unidos, utilizam os prefixos UB e UR respectivamente.

A IBBA está chamando 2017 de "o ano do Ultrablack", Year of Ultrablack®, devido ao sucesso da raça e do seu desenvolvimento entre os criadores americanos.

E agora temos o Ultrablack no Brasil, trazido pela Associação Brasileira de Angus, ABA, vide reportagem na Revista AG do mês passado.

Na minha opinião, que não sei se vale alguma coisa, foi um golaço. Acho que tem tudo para dar certo e funcionar muito bem em algumas partes do Brasil e em algumas condições de clima e manejo específicos.

O Ultrablack pode ser feito de duas formas: uma, utilizando touros Angus em vacas Brangus; e outra, no jeito inverso, touros Brangus em vacas Angus. Sempre com animais registrados.

No Sul, existem muitos rebanhos de Angus que acho que vão entrar no Ultrablack por alguns motivos: choque de sangue (heterose), continuar com padrão Angus, menos pelo, e, por consequência, menos carrapato. Acredito em uma maior venda...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!


Warning: getimagesize(revistas/ag/capas/capa_ag_2010.jpg ) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgController.php on line 448