A Voz do Criador

Medir para compreender

A

O físico e matemático Wilson Thomson, em meados do século XIX, já havia definido muito bem: "Quando podeis medir aquilo de que falais e exprimir em números... conheceis algo sobre esse assunto". Criador da escala Kelvin de temperatura, sua filosofia casa perfeitamente com o projeto TOP 100 – Os maiores vendedores de touros do Brasil.

Apesar de se conjeturar que a demanda total por reprodutores seja de 300 mil animais e os programas de melhoramento genético mal arranhem um quarto desse total, pouco se conhece sobre esse importante setor da pecuária. Um exemplo banal é que não sabemos quem são e onde estão os maiores vendedores do Brasil ou mesmo o perfil do produto comercializado. A propósito, não sabíamos, conforme o leitor descobrirá na nossa "Matéria de Capa" e em nossa "Entrevista do mês".

Falando em bovinos, sugiro a leitura da nossa "Raça do mês", o Wagyu, cujos criadores propõem a verticalização da produção de carne certificada, conforme já acompanhamos em outras raças, e "Leite", que mostra a importância de acompanhar a desidratação dos bezerros, um problema mais comum do que se imagina. O colostro garante o consumo de nutrientes e água pelo animal. E água também é o assunto de "O Confinador". Nesses tempos de crise hídrica em alguns estados, veja como o aumento da produtividade da fazenda e o consumo de grãos pelo gado pode impactar a pegada hídrica nesse segmento.

Alimentos cada vez mais presentes no cocho do bovino confinado, "Feno & Silagem" volta com força total para expor como plantas e materiais utilizados na fenação podem comprometer a qualidade final do produto. Tal equilíbrio dos nutrientes é fundamental na alimentação dos bovinos, especialmente quando criados a pasto. Por essa razão, "Escolha do Leitor" traz um teste simples para identificar se o animal apresenta ou não algum grau de deficiência de fósforo. Nos casos mais graves, fraturas são recorrentes.

ves, fraturas são recorrentes. Junto à nutrição e à sanidade, "Genética" é o terceiro pilar da produtividade animal. Saiba que, enquanto a venda de sêmen caiu 7%, o uso da IATF cresceu 5%, elevando sua participação de 1% em 2002 para 85% no ano passado. Por fim, aproveite a leitura sobre o mercado de queijo de cabras em "Caprinovinocultura" e as colunas que fazem sucesso na pecuária brasileira.

Boa leitura!