Ovinos/Caprinos

 

LEILÃO TOP BOER

O III Leilão Virtual Seleção Top Boer será realizado no dia 25 de abril, a partir das 20h. Os pré-lances podem ser feitos entre os dias 5 e 25 de abril, até as 19h59. A transmissão será ao vivo pela Leilonorte-TV, no site www. leilonorte.com.


Diagnóstico no Tocantins

Foram realizadas no mês passado as últimas visitas para finalizar a pesquisa que pretende fazer um diagnóstico da cadeia produtiva de ovinos e caprinos no Tocantins. A ação do governo do estado é resultado de um acordo com o Banco Mundial para melhorar a sanidade dos alimentos, a produtividade nas propriedades e desenvolver mecanismos de acesso a mercados pelos pequenos produtores.


Expectativa para a Fenovinos

A organização da 30ª Feira Nacional Rotativa de Ovinos (Fenovinos) estima que pelo menos 80 cabanhas, representando PR, SC, RS, SP, MS e MG participem do evento deste ano, que ocorre no Parque Agropecuário de Ponta Grossa/PR, entre os dias 16 e 22 de julho. Na mesma data acontecem também a 1ª Fenovinos/Paraná e o 3º Encontro Mercadológico da Carne de Ovinos.


INDÚSTRIA HABILITADA

O frigorífico Fribordogue, no município paulista de Bariri, ampliará suas atividades na produção de carne suína e bovina e passará a atender produtores de ovinos e caprinos com a obtenção de um certificado de registro no Sistema de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisp). O documento é emitido pela Secretaria de Agricultura de São Paulo.


Tecnologia na Expopec

As melhorias no manejo e na gestão da pecuária estiveram em debate durante a Expopec 2017, realizada no mês passado em Porangatu/GO. O inspetor técnico da Arco, André Rocha, destacou que, quando realizadas em conjunto, a ovinocultura e a bovinocultura podem gerar benefícios em sanidade e em aproveitamento de pastagem. No entanto, ele lembra que é fundamental que o criador se dedique ao manejo adequado de cada espécie.


Dorper Campo Verde

A Dorper Campo Verde realizará seu leilão virtual no dia 9 de maio, às 20h. Os pré-lances iniciam no dia 25 de abril e seguem até o horário do evento. A transmissão será via site www.leilonorte.com.


NOVAS RAÇAS

Superintendentes do Serviço de Registro Genealógico da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) estiveram no Ministério da Agricultura no mês passado para solicitar a atualização do regulamento do registro para a inclusão de três novas raças no controle de genealogia. Os três grupos raciais são a Soinga e Berganês, de concentração no Norte e Nordeste, e a Pantaneira, no Centro-Oeste.


Manejo em evidência

Durante a Expoagro Afubra, feira realizada em Rio Pardo/RS, no mês passado, os extensionistas da Emater/RS tiraram dúvidas sobre a criação de ovinos para produtores iniciantes. A intenção foi oferecer informações básicas sobre o manejo e motivar os produtores. No local foram expostos animais de raças como Corriedale, Texel, Merino Australiano e Suffolk, a fim de mostrar a aptidão de cada uma.