Caprinovinocultura

 

Genética para estimular a produção

Empresa investe em ferramentas de melhoramento para atender demandas de criadores e consumidores da carne de cordeiro

Denise Saueressig
denise@revistaag.com.br

O trabalho que dá origem a animais de qualidade e a cortes de carne que agradam o consumidor inicia com investimentos em genética. A premissa direciona a rotina da Álamos, empresa com sede no Paraná e que há 18 anos difunde o melhoramento entre o rebanho brasileiro. O início das atividades, ainda no final da década de 1990, foi com os búfalos, mas logo surgiu o interesse pela ovinocultura. Quem conta é o proprietário e fundador da Álamos, Eduardo Bergstein. “Em 2004, realizamos uma pesquisa aprofundada considerando fatores como rentabilidade e conversão alimentar. Foi assim que descobrimos a eficiência dos animais Dorper e White Dorper”, relata o empresário.

As primeiras importações de embriões e sêmen com origem na África do Sul, berço da raça, ocorreram em 2005. A seleção de animais melhoradores passou a ser prioridade para a empresa e, em 2010, foi fundada a Central Álamos Genética com autorização do Ministério da Agricultura. “Percebemos que precisávamos multiplicar esse material que tínhamos, já que as importações custam caro. Assim, entre 2005 e 2009, criamos a base do nosso rebanho para podermos atuar com a central”, explica Bergstein.

Entusiasta da ovinocultura e da raça Dorper, o proprietário da Álamos elogia o acabamento e a precocidade desses animais. “Um Dorper puro, aos 90 dias, já pode ter peso para o abate. Cordeiros oriundos de cruzamento com a raça e que recebam manejo adequado podem estar prontos aos 120 dias com peso em torno de 35 quilos”, cita. “É uma atividade com giro muito rápido”, acrescenta.

Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!


Warning: getimagesize(/revistas/ag/imagens/id_446/caprinovinocultura_1.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgController.php on line 441