Sala de Ordenha

LEITE SUBIU, MAS DEMANDA PATINANDO E IMPORTAÇÕES EM ALTA PODEM LIMITAR AUMENTOS

Depois da estabilidade no pagamento de janeiro (produção de dezembro de 2016), os preços do leite ao produtor subiram em fevereiro, referente à produção de janeiro.

Segundo levantamento da Scot Consultoria, a média nacional ficou em R$ 1,111 por litro, sem o frete. Esse valor está 13,1% acima da média do mesmo período do ano passado.

Com a produção em queda nas principais regiões produtoras, aumentou a concorrência entre os laticínios pela captação de leite cru. O pico de produção, considerando a média nacional, foi em dezembro de 2016, ou seja, estamos com dois meses de queda de produção.

Figura 1 - Preço do leite ao produtor (média nacional ponderada) - em R$/litro, valores nominais

No mercado spot, ou seja, o leite comercializado entre as indústrias, a cotação também subiu, o que reflete o cenário de menor disponibilidade de leite.

Com relação à demanda, passado o período de férias escolares e das festas de final de ano, aumentaram os negócios para a recomposição dos estoques de lácteos no varejo. Os preços dos lácteos estão firmes no atacado.

Em janeiro, a produção média brasileira caiu 1,5% na comparação com dezembro de 2016.

A expectativa para fevereiro, segundo os dados parciais, é de queda de 2,6% no volume de leite produzido, com forte peso dos estados das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Para o pagamento a ser realizado em medos de março (produção de fevereiro), 50% dos laticínios pesquisados acreditam em alta de preço ao produtor, 45% falam em manutenção e os 5% restantes acreditam em queda nos preços do leite (todos na Região Nordeste).

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!


Warning: getimagesize(/revistas/ag/imagens/id_446/sala+de+ordenha_1.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgController.php on line 441