ILP

 

CAPIM-RUZIZIENSIS x MILHO SAFRINHACAPIM-RUZIZIENSIS x MILHO SAFRINHA

Semeadura dentro da janela de plantio garante aproveitamento da aplicação de nitrogênio

Karina Batista*

A pecuária brasileira é mundialmente conhecida pela produção do “boi verde”, e o cenário que marca essa atividade são áreas extensas de pastagens a perder de vista. Entretanto, essa prática que se utiliza excessivamente de uma mesma área sem o manejo adequado dos capins, principalmente no que diz respeito à reposição de nutrientes, tem causado a redução na produção da forragem e consequentemente em seu abandono.

Em resumo, o “boi verde” é resultado do trabalho de gerações que atravessaram décadas com a produção de carne em grandes propriedades com áreas marginais quando comparadas as áreas utilizadas para a produção de grãos, pois apresentam relevo irregular e baixa fertilidade e se baseia na produção de carne com animais livres a pasto.

Por outro lado, uma cena muito comum na agricultura brasileira na qual se utiliza o sistema de plantio direto na palha para a produção de grãos é a colheita da soja seguida do plantio do milho safrinha, sendo que em uma mesma área e na mesma hora, é possível se ver a colheitadeira de soja e a plantadeira de milho trabalhando. Essa prática conhecida como sucessão soja-milho safrinha já chamou a atenção de agropecuaristas no mundo inteiro. Entretanto, o seu uso contínuo ao longo dos anos tem levado à redução nas produtividades de milho e soja, em decorrência de alterações significativas nas propriedades química, física e biológica do solo, isso porque a falta de rotação adequada entre as culturas em uma mesma área promove sempre o mesmo efeito sobre o solo.

Nesse contexto, tem-se que o sistema de plantio direto na palha é resultado de um esforço conju...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!


Warning: getimagesize(/revistas/ag/imagens/id_446/ilp_1.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgController.php on line 441