Caprinovinocultura

 

Qualidade do campo até a mesa

Projeto investe na produção de cordeiros a partir de cruzamentos para atender mercado que valoriza cortes especiais

Denise Saueressig
denise@revistaag.com.br

Bastante valorizada nos últimos anos, a carne de cordeiro precisa chegar à mesa do consumidor com características que agradem os paladares mais exigentes. O trabalho para que isso aconteça, no entanto, começa no campo. É com atenção a esse mercado que pesquisadores do Instituto de Zootecnia (IZ) da Secretaria de Agricultura de São Paulo se dedicam a um estudo que avalia a qualidade da carne de cordeiros oriundos de cruzamentos com raças específicas.

O projeto “Produção de cordeiros para abate superprecoce de raças maternas brasileiras Santa Inês e Morada Nova” iniciou há cerca de dois anos, a partir de uma tese de doutorado apresentada no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da Universidade de São Paulo (USP), pelo aluno Juliano Issakowicz.

Os ovinos Santa Inês representam a raça deslanada mais utilizada em rebanhos comerciais de corte no Brasil. Adaptáveis a qualquer sistema de criação e a diferentes condições, os animais estão presentes em propriedades de todas as regiões do País. “Já a Morada Nova, embora tenha características similares, está concentrada em criatórios do Nordeste e em quantidade bem reduzida”, informa o zootecnista Mauro Sartori Bueno, pesquisador do IZ.

A parte prática do estudo envolveu cruzamentos de ovelhas Santa Inês com carneiros Dorper e de ovelhas Morada Nova com carneiros Dorper. Também foram realizados cruzamentos Santa Inês x Santa Inês e Morada Nova x Morada Nova. O objetivo foi gerar cordeiros que pudessem atingir os 35 quilos de peso vivo em um período máximo de 130 dias. O pesquisador explica que, depois do nasciment...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!


Warning: getimagesize(/revistas/ag/imagens/id_443/caprinovinocultura_1.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgController.php on line 441