Mercado

 

(FOTO 1)

Arroba anda de lado

O saldo positivo das exportações de carne bovina brasileira em 2016, que voltaram a crescer após a retração de 2014, está impulsionando o País a ampliar e a buscar novos nichos, já que, no decorrer do ano passado, colaboraram e ainda vão continuar colaborando em 2017 para o escoamento da produção interna que segue travada em razão da atual situação econômica do Brasil.

A expectativa agora está na abertura de mercado para a Coreia do Sul, para o Japão e na ampliação das exportações de carne bovina para os países árabes. No final do ano passado, o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Antônio Jorge Camardelli, declarou que o mercado árabe é um dos que mais apresenta potencial de crescimento.

A tabela Boi Gordo no Mundo mostra os preços médios praticados da segunda quinzena de dezembro até a primeira quinzena de janeiro. Como pode ser constatada, a arroba brasileira segue vantajosa no mercado global.

Comparando o período apresentado com os 30 dias anteriores da análise, houve reduções de 2,5% no valor da arroba brasileira, 9,8% no valor da arroba argentina e 10,3% no valor da arroba australiana, enquanto houve aumento somente da arroba americana, da ordem de 11,8%.

No âmbito de exportação de gado vivo, o cenário também é favorável e promissor. Segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), o Brasil exportou em dezembro do ano passado 23,4 mil cabeças de bovinos vivos, faturando US$ 19,2 milhões.

Em comparação com o mesmo período de 2015, houve aumento de 56,5% no volume embarcado, cujos principais destinos foram Líbano, Egito e Turquia. Já no acumulado de janeiro a dezembro de 2016, o Brasil exportou 282,3 mil bovinos vivos, acarretando em um aumento de 36,1% frente ao ano ante...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!


Warning: getimagesize(/revistas/ag/imagens/id_440/mercado_1.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgController.php on line 441