Agro Giro

 

Brasil abre mercado do Japão

O ministro Blairo Maggi recebeu a confirmação do vice-ministro de Assuntos Internacionais do governo japonês, Hiromichi Matsushima. “Falta apenas resolver algumas questões burocráticas no Ministério da Saúde do Japão”, disse o dirigente nipônico. A abertura de mercado deve valer tanto para o produto in natura quanto ao processado.

Embalagens de medicamentos precisam ser recolhidas

A legislação federal (Lei nº 9.974/20) determinou a responsabilidade da destinação final de embalagens vazias para produtor, fabricante e revendedor. De acordo com a regra em vigor, o produtor deve lavá-las e perfurá-las para evitar a reutilização. Esse recipiente pode ficar armazenado na propriedade por no máximo um ano. O revendedor tem a obrigação de indicar os postos de recolhimento na nota fiscal e o fabricante, de recolher e dar a destinação correta.

PNAT PREVÊ 30% MAIS SÊMEN DISTRIBUÍDO

Os 23 touros classificados durante a 7ª edição do PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens) já estão nas centrais de produção de sêmen. Os touros têm prazo até fevereiro para congelar e as entregas de material genético devem ser feitas até o final de abril. A expectativa é que sejam distribuídas gratuitamente mais de 15 mil doses aos rebanhos colaboradores, ante 12 mil em 2015.

Embrapa publica inventário de recursos genéticos

A publicação, editada pelas pesquisadoras da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Maria do Socorro Maués e Patrícia Ianella traz informações sobre os animais que fazem parte do programa de conservação da Empresa de Norte a Sul do Brasil. Ao longo de mais de 100 páginas, encontram-se informações detalhadas sobre animais de interesse zootécnico.

Agropecuária supera obstáculos da economia

Em 2016, o setor agropecuário liderou a economia brasileira, ao superar dificuldades conjunturais e a crise política. A participação no Produto Interno Bruto (PIB) subiu de 21,5% para 23%, representando hoje 48% das exportações totais do País. Além disso, nos dez primeiros meses de 2016 ela gerou 50 mil novas vagas de emprego.

Mais milho em estoque

No relatório divulgado em janeiro deste ano, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estimou os estoques finais de milho no País em 12,86 milhões de toneladas na temporada atual (2016/2017). O volume atual é 61,1% maior que os 7,98 milhões de toneladas reunidos no final de 2015/2016.