Confinador

 

ATENÇÃO NOS CUSTOS DE PRODUÇÃO

Os níveis de concentrado e os preços dos principais insumos utilizados nos confinamentos de bovinos no Brasil

Gustavo Lineu Sartorello1 e Augusto Hauber Gameiro

A utilização de grãos nas dietas serve para melhorar o desempenho e a eficiência de terminação com o aumento da densidade energética. Essa prática se caracteriza pela melhora do ganho de peso, eficiência alimentar e, consequentemente, proporciona adequada uniformidade no produto final.

O teor de concentrado na alimentação dos animais em confinamentos, em geral, tem alta proporção de grãos, conforme descreveram Oliveira e Millen (2014) em levantamento feito com nutricionistas no Brasil. A maioria dos respondentes relatou que o teor de inclusão de grãos nas dietas ficava entre 51% e 65%.

Quando se comparam os levantamentos realizados por Millen et al. (2009) e Oliveira e Millen (2014), observa-se que aumentou o nível de inclusão de grãos. No levantamento de 2009, aproximadamente 6,5% dos nutricionistas relataram inclusão entre 65% e 80% na dieta e nenhum deles utilizava níveis acima de 81%. Em 2014, o cenário foi diferente, pois 18,2% deles passaram a utilizar níveis entre 65% e 80% de grãos na dieta, e 6,1% dos respondentes, níveis acima de 81%.

As inclusões dessas proporções de grãos resultam em dietas com média de 73,9% de nutrientes digestíveis totais (NDT), sendo o milho o ingrediente energético mais utilizado. Nesse contexto, geralmente, os animais permanecem no sistema de engorda em torno de 87 dias, com ganho de peso médio diário de aproximadamente 1,5 quilograma, e são enviados ao abate ao atingirem, ao menos, 500 kg de peso vivo (OLIVEIRA; MILLEN, 2014).

Os índices obtidos em 2014 não foram sempre assim. Salomani et al. (1980) trabalhando com ...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!


Warning: getimagesize(/revistas/ag/imagens/id_440/confinador_1.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgController.php on line 441