Genética

 

Cuidado na seleção para peso

A importância dos sistemas de seleção e melhoramento genético na pecuária de corte

Antônio Carlos Sciamarelli Júnior*

Os reprodutores são os maiores responsáveis pelo progresso genético dentro de um rebanho. A escolha correta de um bom touro irá influenciar tanto no melhoramento genético como nos índices reprodutivos do rebanho. Entretanto, precisamos ficar atentos para qual sistema de produção aquele animal foi selecionado.

Atualmente, há diversas ferramentas que podem auxiliar no processo de seleção de um touro. Entre elas, estão os diferentes programas de melhoramento genético que são desenvolvidos por associações das raças e pesquisadores em todo o Brasil, incluindo a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores (ANCP), Embrapa/Geneplus, Delta GEN, Aliança, Programa Qualitas, entre outros.

As características avaliadas em cada sumário impactam diretamente na produtividade de uma propriedade, como, por exemplo: ganho de peso na desmama e ao sobreano; habilidade maternal; precocidade sexual; acabamento; qualidade e rendimento de carcaça.

Precisamos entender como utilizar as informações que estão apresentadas. Em geral, os sumários apresentam características maternais e reprodutivas, características de ganho de peso e atributos de qualidade de carcaça. O mais importante é entender cada rebanho, ou seja, quais são as características necessárias ao incremento através da genética.

Rebanhos com vacas que emprenham mais tarde, que não têm habilidade maternal, necessitam de reprodutores que transmitam precocidade sexual e habilidade maternal. Com o uso contínuo desse melhoramento, podemos antecipar idade da reprodução e produzir fêmeas que desmamam bezerros mais ...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!


Warning: getimagesize(/revistas/ag/imagens/id_440/genetica_1.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgController.php on line 441