A Voz do Criador

 

Tecnologia é a resposta

O leitor acompanhou no Guia do Criador que em 2016 faltou gado no pasto e sobrou carne nas prateleiras. No caso do pecuarista, com exceção daquele que possui pasto e pôde segurar a venda, a seca foi um grande complicador para elevar a escala de abate nos frigoríficos. No caso do varejo, foi a crise político-econômica a responsável por arrefecer o poder de compra do consumidor final.

E já neste início de 2017 os informes econômicos chegam a ser redundantes: frigorífico não consegue aumentar escalas ou não tem porque elevar os abates, além da cotação da arroba andar de lado, patinando, etc. Ou seja, no curto prazo, é possível que 2017 mostre mais do mesmo. E em um panorama assim, o lucro pode estar mais associado aos nichos que procuram oferecer carne de melhor qualidade.

A expectativa é que tanto a economia quanto o clima melhorem, entretanto, não se pode viver à mercê de incertezas. Neste caso, uma grande aliada do pecuarista é a tecnologia. Tecnologia que está presente na capa desta edição, cuja a chamada principal pertence ao “Especial Silagem”, uma boa forma de burlar uma possível situação de seca prolongada. É na capa também que anunciamos nosso entrevistado do mês, Sérgio Saud.

Audacioso, o executivo espera elevar as vendas de sêmen bovinos em 40%, em uma gestão de apenas três anos. Logo ao lado, encontra-se a chamada para nossa “Escolha do Leitor”, que trata sobre os gargalos da adubação de pastagens. Através dele, saiba quando e por que adubar. Até aqui foram citadas três tecnologias que certamente ajudarão a você, nosso ávido leitor, a estar preparado para este 2017, faça chuva ou sol.

Outro bom exemplo de “Tecnologia” é a automatização da pecuária, presente em nossas páginas. Porém, não deixe de conferir ainda outros temas especiais que preparamos, como o balanço do Encontro de Analistas da Scot Consultoria, onde um time de peso de especialistas e consultores traçam previsões para o mercado da carne bovina; ou “Genética”, que destaca a importância de se considerar outras características importantes na seleção que não só ganho de peso.

Um conjunto de qualidades impressionou em um abate realizado em Rondônia, um estado que procura se consolidar como uma praça pecuária de valor. E tais ganhos no gancho passam também pela nutrição, por isso, leia atentamente “O Confinador”, para ficar por dentro da relação entre os níveis e os preços dos concentrados utilizados em uma dieta. Tudo isso é necessário para se obter maior eficiência produtiva.

Um exemplo claro está em “Caprinovinocultura”, em que pesquisadores tentam potencializar o uso de genes que elevem a produção de cordeiros. Mas, claro, sem nunca esquecer a necessidade de respeitar o meio ambiente, afinal, produção e preservação devem caminhar juntas rumo à evolução da pecuária brasileira. É o que mostraremos na nossa seção de pecuária leiteira.

Boa leitura e um 2017 repleto de arrobas e litros de leite!


Warning: getimagesize(/revistas/ag/imagens/id_440/a+voz+do+criador_1.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgController.php on line 441