Ovinos/Caprinos

 

Melhorias em Projeto de Lei

Membro da Câmara Técnica da Frente Parlamentar de Apoio à Ovinocaprinocultura, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) entregou no mês passado ao Senado sugestões de melhoria ao Projeto de Lei nº 524/2015. O PL propõe parâmetros para elaboração de políticas públicas voltadas à ovinocaprinocultura. Entre as sugestões está a inclusão do tópico “desenvolvimento territorial”, no artigo 5º do texto original. A introdução do item se dá pelas características particulares dos sistemas agrários nos quais a cadeia produtiva está inserida.


“Bodódromo” no sertão baiano

Até o final deste ano, o município de Lapão, no sertão baiano, deverá contar com um “bodódromo” para promover o consumo das carnes caprina e ovina e estimular o desenvolvimento da caprinovinocultura entre os produtores locais. O complexo gastronômico, que também terá áreas de lazer, está sendo construído por meio de um investimento de R$ 1,1 milhão da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf ).


Derivados do leite de cabra

Produtos derivados do leite de cabra e seus processos de fabricação foram apresentados pela Embrapa Caprinos e Ovinos no mês passado na programação da Semana Nacional de Ciência & Tecnologia em Sobral/CE. Entre os alimentos demonstrados, estiveram os queijos de coalho natural e adicionados com produtos como orégano, canela e pimenta. Durante o evento, estudantes também puderam conhecer detalhes sobre boas práticas agropecuárias e de fabricação na obtenção de leite de cabra e derivados.


Leilão Dorper Brasil

Está agendado para o dia 3 de dezembro, às 13h, o Leilão Dorper Brasil, no Parque de Exposições de Salvador/BA. O evento integra a programação da Fenagro 2016 e da Exposição Nacional do Dorper e White Dorper. O leilão é promovido pelas cabanhas Dom Miguel, Caxambú, Bonfim e Monte Olimpo. Mais informações no site www.leilonorte.com.


I Festival Internacional do Cordeiro

Foi realizado no mês passado, no Parque Internacional, na fronteira entre Rivera, no Uruguai, e Santana do Livramento/ RS, o I Festival Internacional do Cordeiro. Além de promover a carne ovina, o evento contou com diversas atrações, como julgamento do melhor assador e shows musicais.


Estímulo em Santa Catarina

A Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) e a Associação Catarinense de Criadores de Ovinos (Acco) estão mobilizadas, em conjunto com outras entidades, para promover o fomento da produção de ovinos em Santa Catarina. No mês passado, durante a Expolages, mais de 70 produtores conheceram o projeto de Desenvolvimento da Ovinocultura no estado.

Incentivo ao leite

Foi realizado durante a Expofeira de Alegrete/RS o lançamento da ovinocultura leiteira na região, projeto encampado pelo curso de Zootecnia do Instituto Federal Farroupilha (IFF), no qual, além da disciplina de ovinocultura de leite, já existe toda a estrutura de produção do leite ovino. O professor do IFF Otacílio Motta conta que o interesse na produção de ovinos leiteiros surgiu a partir de viagem de estudos feita à Casa da Ovelha, em Bento Gonçalves/RS.


Leilão Recife Real

Será realizado no dia 12 de novembro, a partir das 12h, o 12º Leilão Recife Leal, que vai ofertar animais das raças Santa Inês, Dorper e Boer. O evento será no Recinto de Leilões da Sociedade Nordestina de Criadores, durante a Exposição Nordestina de Animais, em Recife/ PE. Mais informações no site www. agresteleiloes.com.br.


Doação de animais

A Embrapa Roraima realizou a doação de sete ovinos (um carneiro e seis ovelhas) da raça Barriga Negra ao Campus Amajari, do Instituto Federal de Roraima (IFRR). Os animais faziam parte do rebanho da Embrapa no Campo Experimental Água Boa e agora integrarão a Unidade de Produção de Pequenos Ruminantes do instituto, ajudando no desenvolvimento de aulas práticas ofertadas por diversos cursos do campus.