Notícias do Hereford e Braford

 

Núcleos HB agitam as principais Exposições de Primavera

Com o objetivo de captar novos criadores de Hereford e Braford e promover a integração das raças com estudantes, criadores e interessados na genética que mais cresce no Brasil, os Núcleos Jovem de Hereford e Braford (NJHB) e Catarinense de Criadores de Hereford e Braford (NCCHB) organizaram atividades descentralizadas durante as Exposições de Primavera, reunindo expressivo número de interessados, principalmente jovens.

No Rio Grande do Sul, as cidades de Pelotas, Bagé, Alegrete e Dom Pedrito foram contempladas, recebendo atividades de capacitação prática e teórica organizadas pelo NJHB. Destaque para o Curso de seleção e julgamento de Hereford e Braford, ministrado pelo inspetor técnico credenciado pela ABHB Miguel Ferreira, em Pelotas.

Em Alegrete, o público jovem mais uma vez atendeu a solicitação e lotou o Sindicato Rural para acompanhar o painel Pecuária de Precisão, realizado em parceria com a Comissão Jovem do Sindicato Rural de Alegrete (CJSRA). Muitos criadores também se somaram à atividade.

Já em Bagé, foi realizado o Concurso de Jurado Jovem, no qual os participantes receberam noções de avaliações, julgamentos de animais HB e aspectos zootécnicos que um jurado deve buscar em um bovino de corte. O primeiro colocado no concurso foi o Zootecnista Renan Acosta, que elogiou a organização do evento e a possibilidade de poder colocar em prática o conhecimento. “Achei ótimo o concurso, muito significativo, pois há troca de experiência”, comentou. Além de Acosta, Mariana Rodrigues, segunda colocada, e Leonardo Brasil, que ficou com o terceiro lugar, ganharam como premiação as inscrições para o 15º Concurso de Atualização e Julgamentos das raças Hereford e Braford Dr. Jacob Momm Filho, que será realizado durante a Nacional HB de 2017.

Por fim, também foi promovida a 1ª noite das raças HB em Dom Pedrito, com palestra de Bernardo Pötter sobre melhoramento genético. Conforme o presidente do Núcleo Jovem HB, Fábio Pires Lopa, a ideia foi concretizada durante a 39ª Expointer. “Queríamos aproveitar o público das expofeiras para realizar eventos paralelos e descentralizados. Neste ano, apenas quatro cidades foram contempladas. Mas para 2017, a Núcleos HB agitam as principais Exposições de Primavera meta é expandir e chegar até mesmo aos Estados de Santa Catarina e Paraná”, informou.

Em Santa Catarina, durante a Exposição de Primavera de Lages, considerada a maior vitrine da pecuária catarinense, o Núcleo local aproveitou para realizar a 3ª edição do Minicurso de Atualização Técnica e Julgamento de Animais Dr. Jacob Momm Filho das raças Hereford e Braford. A atividade reuniu entre os dois dias 194 pessoas oriundas de cinco Estados.

“Recorde absoluto de público”, comemorou o vice-presidente da ABHB, Edson Colombo, organizador e presidente do NCCHB, ao completar. “Tivemos que mudar o local para atender a grande demanda de estudantes e interessados que desejavam participar da atividade”. O curso foi realizado em parceria com a Associação Brasileira de Hereford e Braford e buscou passar noções de julgamento e cruzamento industrial das raças Hereford e Braford. Entre os especialistas que passaram por lá, os gaúchos Gustavo Isaacsson, inspetor técnico da Associação Brasileira de Hereford e Braford, e Joal Brazale Leal, pesquisador da Embrapa.