Agro Giro

 

Cortes no organograma do Mapa trazem riscos ao trabalho de fiscalização

A análise é da delegada sindical Consuelo Paixão Cortes, do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários no RS (DS-RS Anffa Sindical). Segundo ela, algumas superintendências, como é o caso do Rio Grande do Sul, têm maior volume de trabalho e a centralização de serviços poderá provocar atrasos na tramitação dos processos. As mudanças no organograma foram publicadas no Diário Oficial da União do dia 21 de setembro.


Entidades inauguram laboratório de análise de sêmen

A Asbia e o Laboratório BIO, em parceria com a ABCZ, inauguraram, no parque de exposições Fernando Costa, em Uberaba/MG, um laboratório de análise de sêmen, com os mais modernos equipamentos. O objetivo é trazer ao produtor um centro de referência para esse serviço, uma vez que há falta de padronização na realização das análises de sêmen, feitas por diversas entidades e empresas independentes.


Erva-mate melhora qualidade da carne bovina

Misturar uma pequena quantidade de extrato de erva-mate à ração do gado de corte pode ser suficiente para produzir uma carne com mais benefícios à saúde, agradável ao paladar e com maior prazo de validade. O resultado vem de uma colaboração entre pesquisadores brasileiros e dinamarqueses, projeto que durou três anos e desenvolveu estratégias inovadoras para a produção de proteína animal.


Governo Federal define data para PRA

Foi publicada no dia 15 de setembro a Lei Federal nº 13.335/2016, que atrela o prazo de adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) ao do Cadastro Ambiental Rural (CAR), ou seja, até 31 de dezembro 2017, com possibilidade de prorrogação por mais um ano. Acre, Alagoas, Amapá, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima e Sergipe são os estados que ainda precisam aprovar seus PRAs.


Brasil e Uruguai fecham acordo comercial de embriões bovinos in vitro

Os países sul-americanos firmaram acordo para o comércio bilateral de embriões bovinos in vitro. Na avaliação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), esse é mais um passo importante para a ampliação das exportações da genética bovina brasileira. No mês passado, o Brasil assinou acordo com o mesmo objetivo com a Bolívia.


IBGE pede apoio do Mapa para realização do censo agropecuário 2017

O levantamento agropecuário foi o tema da reunião do ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) com o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Paulo Rabello de Castro, no dia 5 de outubro. O dirigente do IBGE destacou a importância do censo, que também é feito em países como Estados Unidos, Austrália e Canadá, e, por isso, solicitou apoio ao ministro do Mapa para garantir recursos para o balanço.


ABIEC anuncia nova diretora executiva

O conselho administrativo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) aprovou, por unanimidade, o nome da engenheira agrônoma Liège Vergili Nogueira para ocupar o cargo de diretora-executiva da entidade. A dirigente já passou por empresas como Sadia (BRF), JBS e pela própria Abiec, onde foi gerente de projetos.