Caindo na Braquiária

 

Desmama aos 100 dias de idade?

Alexandre Zadra

O Nortão do MT exibia-se para Pedro e eu, agradecendo a chuva que acabara de cair devagarinho molhando o solo. O Mombaça respondia à adubação da formação daquela região do Teles Pires que fora outrora o lar do braquiarão e, então, acometida com a morte súbita, ocorrência muito estudada pelos órgãos de pesquisa envolvidos com pastagens tropicais, no entanto, sem diagnósticos definitivos para os pecuaristas que viram suas fazendas simplesmente apodrecerem a olhos vistos.

Pedro, veterinário experiente na área de reprodução da cidade de Colider, me alertava – “ Zadra, estamos indo a uma fazenda que realiza desmama da bezerrada aos três meses de idade”. Mesmo me considerando um técnico que se depara a todo instante com novas experiências e resultados de campo, achei que podiam ser muito novos para serem separados das suas mães, e, portanto, os cuidados para que acompanhassem o ganho em peso dos bezerros desmamados aos oito meses exigiriam mais dos produtores em termos de custos e manejo.

Tão logo adentramos na Fazenda Recreio II, localizada em Claudia, região rica em lavoura de soja e milho do Norte do MT, já encontramos uma bezerrada de aproximadamente quatro meses, sendo confinada em uma pequena área destinada aos animais apartados das mães. Na época, o grupo confinava os bezerros com ração à vontade, vendendo os machos meio-sangue Angus com aproximadamente oito a nove meses de idade, pesando na faixa de 280 kg para o programa de fomento da Marfrig.

Assim que chegamos à varanda da fazenda, Elza, uma das proprietárias e a administradora do projeto pecuário do grupo, veio a nosso encontro com simpatia e educação, nos apresentando outros colegas de profissão, os quais eram os técnicos de uma empresa de nutrição...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!


Warning: getimagesize(/revistas/ag/imagens/id_431/caindo+na+branquiaria_1.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgController.php on line 441