Sanidade

 

CARRAPATICIDA NATURAL

Alecrim-pimenta será utilizado para tentar conter prejuízos com carrapato na ordem de R$ 108.276.824 na região de Pindamonhangaba/SP

Hélio Filho

Com o objetivo de oferecer ao homem do campo uma alternativa menos agressiva ao meio ambiente no controle de pragas em animais e vegetais que causam enorme prejuízo ao produtor, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo está desenvolvendo óleos essenciais para o combate de forma natural. Segundo o órgão, estudo do Polo Regional Vale do Paraíba da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria já apresentou resultados em laboratório. O próximo passo serão os testes a campo para avaliar a eficácia e amenizar os prejuízos causados pelo carrapato no gado leiteiro, que podem equivaler à metade do lucro.

Os responsáveis pela ideia são os pesquisadores Sandra Maria Pereira da Silva, engenheira-agrônoma, e José Roberto Pereira, biólogo parasitologista, que enxergam no conhecimento popular para ervas a chave capaz de transformar plantas em soluções para doenças e pragas, tanto humanas quanto vegetais e animais. A planta escolhida é o alecrim-pimenta, originário no Nordeste do Brasil, onde já é utilizado há tempos em produtos, inclusive nos de uso humano, como sabonetes.

Isso porque o óleo essencial dessa planta tem uma ampla ação: é carrapaticida, fungicida, inseticida, bactericida e herbicida. Por sua versatilidade, o uso está sendo estudado também no combate às doenças do tomate e do arroz causadas por fungos e bactérias. O estudo já apresentou excelentes resultados em laboratório, segundo informam os especialistas, e o próximo passo será buscar resultados práticos.

No caso do carrapato, José Roberto aguarda uma infestação apropriada (grande quan...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!


Warning: getimagesize(/revistas/ag/imagens/id_431/sanidade_1.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgController.php on line 441