Insumos

 

Genética, o insumo multiplicador da pecuária

Bento de Abreu Sodré Carvalho Mineiro*

Nos últimos 40 anos, o agronegócio brasileiro passou por uma verdadeira revolução. Saímos de uma condição de importadores de alimentos para uma posição de destaque entre os exportadores. Tudo isso foi possível graças a inovação, tecnologia e muito trabalho que resultaram na constituição de uma verdadeira agropecuária tropical.

Além de possibilitar maior ganho durante o ciclo produtivo, a genética é o único insumo capaz de ser transmitido a todos os demais ciclos produtivos, explica Bento Mineiro

Nesse período, aumentamos o rebanho e a taxa de lotação por hectare e, apesar de ter sido um grande avanço, quando observamos a demanda de alimentos, as questões ambientais e a necessidade de melhor remunerar o pecuarista, constatamos que ainda existem grandes desafios a serem superados.

Para ilustrar os avanços do setor, hoje o agronegócio representa em torno de 21,4% do Produto Interno Bruto brasileiro e, dentro dessa fatia, a pecuária responde por aproximadamente 32%, segundo dados de 2015 do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP). Ainda assim, as demandas mundiais nos pressionam todos os dias para aumentarmos a produtividade.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês) deixa clara a necessidade de o Brasil assumir o papel de celeiro do mundo, sendo um dos protagonistas na manutenção da segurança alimentar mundial. Segundo projeções da entidade, em 2050, o planeta terá 9 bilhões de pessoas, o que demandará um aumento de 70% na produção mundial de alimentos. Sob vigência desse novo contexto, não há mais como fugir dos novos desafios.

Quando falamos em aumento de produtividade, pensamos logo em técnica...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!


Warning: getimagesize(/revistas/ag/imagens/id_431/insumos_1.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgController.php on line 441