Feno e Silagem

 

IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO

Técnica ajuda a melhorar a qualidade do feno e economizar água

Rafael Martins*

A pecuária brasileira dobrou seu rebanho nos últimos 36 anos, passando de 102,5 milhões de cabeças para 204 milhões. No mesmo período, as pastagens diminuíram 8%, ou seja, no passado tínhamos 165,7 milhões de hectares, enquanto que hoje temos em torno de 152 milhões hectares em pastagens. Isso comprova que melhoramos muito nossa eficiência. Exportamos carne para mais de uma centena de países, entramos em processos de certificação e até rastreabilidade. São muitos motivos para comemorarmos pela nossa pecuária.

Ainda assim, o agro brasileiro tem também suas deficiências: há muito para evoluirmos na adesão às tecnologias, bem como a própria comunicação do setor: que não conta exatamente os “ovos que as galinhas botam”. Por isso, ainda há mitos e até desconfiança sobre a produção vegetal e animal em nosso País.

Pois bem, por isso é necessário saber valorizar e vender nossos produtos. E nossa imagem. O Brasil enfrentou uma forte crise hídrica em 2014/2015. Os homens do campo foram injustamente criticados, a agricultura e a pecuária tornaram-se vilãs no consumo de água. A sociedade urbana ainda acha que o produtor é um jeca-tatu. Não, não! É preciso esclarecer que a classe está cada vez mais profissionalizada, tanto nos aspectos sociais quanto ambientais e de boas práticas agrícolas para que tenham fazendas sustentáveis.

Foi nesse sentido que surgiu a necessidade da tecnologia de irrigação por gotejamento para pastagem. A tecnologia de origem israelense já é famosa nos campos de café, citrus, cana-de- -açúcar e grãos em geral.

Esse sistema proporciona ao pecuarista mais eficiência no uso da água (uma redução de 30% a 50%), não desperdiça ...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!


Warning: getimagesize(/revistas/ag/imagens/id_431/feno+e+silagem_1.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgController.php on line 441