Raça do Mês

 

NOVO CARACU

Adaptado e pronto para disseminar 35 anos de melhoramento genético

Marina Petri

A raça desembarcou no Brasil quando não passávamos de uma Colônia, há quase 500 anos. Desde então, está completamente adaptada às condições geográficas brasileiras. Enquanto algumas raças, com excelente qualidade de carne, apresentam dificuldades de se ajustar ao clima tropical, com temperaturas elevadas, o Novo Caracu é uma das melhores alternativas NOVO CARACU para quem quer um animal adaptado e visa ao mercado da carne nobre e ao ganho de peso.

O seu perfil explica muito: fêmeas que apresentam boa habilidade materna, excelentes índices de fertilidade, facilidade de parto e docilidade. Os touros são resistentes, têm rusticidade, ótima conformação de carcaça, precocidade, são imbatíveis na cobertura a campo — 50 vacas/touro – e Adaptado e pronto para disseminar 35 anos de melhoramento genético também desenvolveram enorme potencial para qualidade da carne.

Para chegar às características atuais do chamado Novo Caracu, foram quase cinco séculos de seleção natural. A raça de origem europeia, Bos Taurus, enfrentou alimentação escassa, doenças, temperaturas elevadas e altas cargas parasitárias durante esse período. Por isso é considerado, verdadeiramente, um gado europeu adaptado ao clima brasileiro.

Depois de passar algumas décadas em um processo de quase extinção por causa da ascensão dos zebuínos, o Novo Caracu superou muitas dificuldades, entre elas o preconceito de alguns pecuaristas, provando ser, hoje, uma das melhores alternativas de cruzamento industrial nos trópicos. Em todo o Brasil, os mais de 120 criadores contam com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Caracu, a ABCCaracu. Assim, a Raça está em constante evolução e presente em 26...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!


Warning: getimagesize(/revistas/ag/imagens/id_431/raca+do+mes_1.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgController.php on line 441