Materia de Capa

 

Simples e funcional

Estruturas exageradas podem ser subdivididas em outras menores e mais estratégicas

Adilson Rodrigues e Erick Henrique

A pecuária de corte tem passado por constante evolução nos últimos 20 anos e tal mudança vem impactando sobremaneira a estruturas da fazenda. Antes os projetos contemplavam grandes extensões de pastagens e, atualmente, o mote é produzir mais em menor área.

Essa cultura do exagero penalizou os currais, antes majestosos e hoje pouco funcionais, e o tronco de contenção coletivo, que promove desorganização e aumenta o risco de acidentes. Os animais também ficam estressados e sofrem lesões na carcaça que resultam em toalete no frigorífico.

A solução é a readequação do projeto, diminuindo-se o tamanho pela metade, ou até mesmo considerar a reconstrução da estrutura. “Eu mesmo quando comprei uma fazenda precisei em reconstruir o curral. Em outra propriedade que atendo havia um curral para mil animais, quando se consegue manejar, no máximo, 300 cabeças por dia”, relata o consultor da Coan Daniel Castro Rodrigues, que também é pecuarista.

Segundo o especialista, alguns detalhes fazem uma grande diferença e indica a utilização de apartadores em localizações estratégicas, o lacramento das paredes dos corredores e a instalação de porteiras que mostrem para onde o animal deve seguir.

Cocho

Depois do curral, a maior dificuldade dos pecuaristas, de acordo com o consultor, é o dimensionamento dos cochos. Normalmente, constroem as estruturas sem considerar todas as estratégias de suplementação que serão adotadas, resultando em subdimensionamento. Independente à subespécie bovina existe uma medida mínima para que não haja disputa de alimento.

Porte, chifre e idade influenciam nessa qu...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!


Warning: getimagesize(/revistas/ag/imagens/id_431/materia+de+capa_1.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgController.php on line 441