Leite & Cia

 

Zoetis divulga sumário com as melhores fêmeas holandesas do Brasil

Chega ao mercado o primeiro Sumário Clarifide da Raça Holandesa. A publicação do laboratório analisou onze características de milhares de fêmeas em todo o País, sendo: leite, gordura, PTA, taxa de prenhez das filhas (DPR), mérito líquido, TPI, proteína, vida produtiva, CCS, tipo, composto de úbere e composto de pernas e pés.


Game é utilizado para capacitar pecuaristas

Programa 100% EAD será fornecido, no primeiro momento, a jovens da Cadeia do Leite, utilizando dados reais de mercado e ferramentas que estimulam a tomada de decisões para ampliar a qualidade do produto, a produtividade e a rentabilidade da fazenda. As duas etapas do Agroeduc, teórica e prática (Agribusiness Game), podem ser customizadas para levar gestão e sustentabilidade às demais cadeias do agronegócio. Curso com duração de dois meses.


Pequenos laticínios gaúchos investem na produção

A Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Apil/RS), responsável por processar 18% da produção de leite no Estado, está investindo fortemente na qualidade da matéria-prima dos seus derivados. De acordo com números da Apil/RS, as indústrias processam 12,5 milhões de litros de leite ao dia, o que também representa uma geração de 1,6 mil empregos diretos e 2,5 mil indiretos.


Aliança Láctea estuda mercado asiático

O secretário executivo do Sindilat, Darlan Palharini, informou que a prospecção de mercados feita pelo órgão no oriente será apresentada aos estados que compõem a Aliança Láctea (RS, SC e PR) para que, em bloco, a região tenha mais força nas negociações de novos mercados para os produtos brasileiros. Palharini esteve com empresários na China, na Coreia do Sul e na Tailândia conhecendo os hábitos de consumo da população asiática.


Fazendas bem manejadas sequestram gases estufa

Isso é o que afirmam pesquisadores vinculados ao Projeto Pecus – RumenGases, coordenado pela Embrapa. As pesquisas revelam que, adotando-se práticas sustentáveis no manejo do rebanho e das pastagens, as emissões de GEE são menores se comparadas ao carbono “sequestrado” pela atividade. Isso se deve ao sistema de alimentação baseado a pasto.


Medicamento nanoestruturado contra mastite

A diferença entre o tratamento convencional e a utilização de nanoestruturas está basicamente em como o medicamento é carreado no organismo. Em tese, nada muda em relação ao princípio ativo em si, mas sim no seu transporte até as células. O antibiótico é encapsulado em uma nanopartícula menor do que a célula, possibilitando que o medicamento chegue a compartimentos biológicos cujas formulações farmacêuticas convencionais não têm acesso.


Cruzamento bovino permite produzir leite não alergênico

O Instituto de Zootecnia de Nova Odessa/SP desenvolveu uma pesquisa para produzir um tipo de leite que não causa alergia pela proteína presente na bebida. Os pesquisadores observaram a composição genética do gado e realizaram o cruzamento apenas entre os rebanhos que apresentaram a proteína Beta Caseína (A2) no organismo que, segundo o estudo, são mais saudáveis para o consumo humano. Os resultados apontam uma vantagem para raça Gir Leiteiro.